1. Nota de falecimento da Profª Maria Cecília de Nóbrega

    É com profundo pesar que o PEMM/DMM comunica o falecimento da Prof.a Maria Cecília de Souza Nóbrega, ocorrido em 20 de setembro.

    A Prof.a Maria Cecília formou-se em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), obtendo posteriormente o seu doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). Entre 1992 e 1994 realizou um pós-doutorado na área de Cerâmicas Eletrônicas na Universidade da Florida. Atuou no nosso Departamento como Professora Adjunta desde 1976 e atualmente desempenhava atividades como Professora Colaboradora Voluntária, ministrando cursos da graduação e participando de pesquisas associadas à sua área de especialização.

    Na sua carreira, o Prof.a Maria Cecília publicou aproximadamente 20 artigos científicos em periódicos de circulação internacional, 2 capítulos de livros, 1 patente nacional e aproximadamente 40 artigos em eventos científicos nacionais e internacionais, tendo orientado aproximadamente 20 alunos na pós-graduação.

    O seu corpo será velado hoje (21 de setembro) a partir das 12:00 na Capela Sta. Cássia sala 4, Cemitério de Inhaúma. O enterro está previsto para acontecer aproximadamente às 14:30. Os nossos mais sinceros pêsames à sua família.

  2. Nota de Falecimento do Prof. Fernando Luiz Bastian

    É com profundo pesar que o PEMM/DMM comunica o falecimento do Prof. Fernando Luiz Bastian, ocorrido na madrugada de 21 de agosto.

    O Prof. Bastian, Engenheiro Metalúrgico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1969), Mestre em Ciências em Engenharia Metalúrgica pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972) e Doutor em Engenharia Metalúrgica pela Universidade de Cambridge (1978) teve uma longa e profícua atuação no nosso Departamento/Programa, desde 1970.

    Foi o fundador dos atuais Laboratórios de Mecânica da Fratura e de Materiais Compósitos, tendo dado uma grande contribuição à formação de recursos humanos através da orientação e/ou co-orientação de aproximadamente 65 alunos de mestrado e 30 alunos de doutorado, muitos dos quais exercem hoje cargos de professor em diversas universidades brasileiras.

    Na sua carreira, o Prof. Bastian publicou aproximadamente 50 artigos científicos em periódicos de circulação internacional e aproximadamente 160 artigos em eventos científicos nacionais e internacionais, tendo participado em inúmeras bancas avaliadoras.

    Pela sua trajetória, recebeu da Presidência da República em 2007 a Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe de Comendador.

    O seu corpo será velado na Capela 7 do Memorial do Carmo no dia 24 de agosto entre as 8:00 e as 14:00. Os nossos mais sinceros pêsames à sua família.

     

  3. Simpósio Matéria 2016

    Palestras e apresentações de artigos sobre materiais, abrangendo toda a área de materiais, com ênfase em novos materiais, nanociência, assim como materiais associados às novas metodologias de produção e armazenamento de energia, incluindo as energias renováveis e do hidrogênio.

    Saiba mais no LINK ou na Página do Evento.
  4. Painel PEMM 2016

    Está chegando a hora do início de nosso tão esperado evento: a 2ª Semana Metalmat e Painel PEMM 2016. Nesta edição, tivemos exatamente 100 trabalhos submetidos. Estes foram divididos em 33 apresentações orais, que serão realizadas em seis sessões técnicas na sala F-222, e 67 na forma de pôster, que serão apresentados durante os lanches na sala F-227.

    Como ocorreu nas edições anteriores, serão premiados três trabalhos das sessões orais, nas categorias graduação, mestrado e doutorado e mais três apresentados nas sessões de pôsteres também nas categorias graduação, mestrado e doutorado. A participação da indústria acontecerá na forma de palestras, onde teremos quatro palestras ministradas por profissionais das empresas que nos apoiam. Serão abordados diversos temas relevantes à formação dos Engenheiros Metalúrgicos e de Materiais.

    Também estão sendo oferecidos cinco mini-cursos, totalizando 120 vagas disponíveis. Excepcionalmente neste ano, foi implementada uma taxa de inscrição simbólica para inscrição no valor de R$10,00 ou R$5,00 + 1 kg de alimento e que dá direito ao kit de boas-vindas do evento e também às vagas nos mini-cursos e visitas técnicas. As inscrições no evento, mini-cursos e visitas técnicas estão sendo realizadas no LIG pelo comitê organizador discente. As visitas técnicas ocorrerão nos dias 6 e 7 de outubro (quinta e sexta-feira) às empresas Gerdau-Cosigua, INB, Companhia Siderúrgica do Atântico (CSA) e ao Instituto de Pesquisas da Marinha IPQM. A grande novidade desta edição da Semana Metalmat é a realização do concurso de imagens científicas. Ainda há tempo para submissão das imagens, mas o prazo se encerra nesta quinta-feira dia 29 de setembro. A programação completa do evento pode ser encontrada AQUI, na página do evento ou no Facebook.
DMM-PEMM/COPPE/UFRJ DEPARTAMENTO/PROGRAMA DE ENGENHARIA METALÚRGICA E DE MATERIAIS Cid. Universitária-Centro de Tecnologia – Bloco F, sala F-214 Ilha do Fundão Caixa Postal 68505 – Rio de Janeiro, RJ - CEP 21941-972 – BRASIL Tels.: (21) 3938-8500, (21) 3938-8540
E-mail: secretaria@metalmat.ufrj.br
Administração do site

Engenharia Metalúrgica e de Materiais - COPPE / UFRJ © 2012
Desenvolvido por: