09 06 LogoIntranet cabeçalho09 06 LogoAtrio cabeçalho

webmail metalmat

 

 brasil1espanha1usa1
cancel

12 11 metamat noticia 4semanaNa manhã do dia 29 de outubro às 8:45 teve início a 4ª Semana Metalmat e Painel PEMM 2018. A Abertura oficial do evento contou com as palavras da Profª Marysilvia Costa, coordenadora do Departamento/Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais. Para a palestra de abertura, tivemos a honra de receber o engenheiro Marcelo Chara, presidente executivo da Ternium Brasil, a principal apoiadora da edição 2018 de nosso evento.

Em sua palestra, para uma plateia de cerca de 100 pessoas, Marcelo abordou o modelo de negócios da empresa, bem como a importância do aço no nosso dia a dia. Em um momento marcante ele pode nos contar um pouco de sua trajetória. Marcelo destacou o apoio da família em sua carreira, tendo vivido em 4 países diferentes.

​Em seguida, deu-se início à primeira Sessão Técnica, que contou com apresentações de seis trabalhos seguida da primeira fase do Desafio Metalmat para alunos de graduação. Às 12h iniciou-se o bate papo com a equipe de recursos humanos da Ternium Brasil, na qual os alunos puderam conhecer melhor a estrutura da empresa e oportunidades de carreira, como estágios e programas de trainee. Destaca-se ainda a participação ativa da Ternium em nosso evento, que contou ainda com estandes e banners.

À tarde, a programação incluiu a apresentação de oito trabalhos orais na sessão técnica de número 2 e ao final do dia tivemos a primeira sessão de pôsteres, com participação de oito autores.

Na terça-feira, a programação teve início às 8:30 com a sessão técnica 3 e seis apresentações de trabalhos. A programação da manhã ainda contou com a palestra de Gabriel Medeiros, gerente da qualidade na Gerdau. Sua palestra abordou os desafios da indústria 4.0 e como a Gerdau vem se modernizando e preparando-se para os novos desafios na produção de aço. A Gerdau é uma apoiadora frequente da Semana Metalmat, cuja parceria teve início em 2016.

A programação dia continuou com a segunda fase do Desafio Metalmat que contou com os quinze alunos classificados em busca de uma das cinco vagas na final. Às 12h teve início a segunda sessão de pôsteres com apresentações de mais 8 autores. À tarde, tivemos mais sete apresentações de trabalhos e, encerrando a programação na sala-F222, a palestra do geólogo Mauro Yamamoto, diretor técnico da empresa New Steel que estreou apoiando o evento nesta edição 2018. Mauro apresentou a sua empresa e tecnologia inovadora de separação magnética desenvolvida no Brasil para o beneficiamento de minério de ferro a seco. Ao final do dia, ocorreu a última sessão de pôsteres com mais oito trabalhos apresentados.

No terceiro e último dia de apresentações técnicas tivemos a apresentação de 18 pôsteres divididos em duas sessões. A primeira das palestras convidadas do dia foi de Livia Petite, psicóloga e coordenadora de atração de talentos e desenvolvimento na Tenaris. Livia falou da estrutura e das diversas oportunidades na empresa. Ao final do dia tivemos a palestra da engenheira Rosane Detommazo da Gerência de Segurança do Trabalho, Ambiental e Saúde & Brigada de Incêndio da Coppe/UFRJ. Em paralelo às sessões técnicas da tarde, tivemos a realização do mini-curso de Labview ministrado pela Júlia Ramos, embaixadora estudantil da National Instruments. Nesse dia também foi realizada a etapa final do Desafio Metalmat com os cinco alunos finalistas, e que responderam a uma série de perguntas relacionadas aos assuntos relacionados com a operação da Ternium, O vencedor seria anunciado no dia seguinte durante a sessão de encerramento.

O último dia de evento contou com a realização de quatro mini-cursos na manhã sendo dois deles ministrados por engenheiros da Ternium Brasil: Alto-forno ministrado pelo engenheiro Bruno Silva e de Lingotamento Contínuo ministrado pelo Dr. Franz Ramstorfer. A Tenaris ofereceu o curso de Análise de falha, ministrado pelo eng. Sergio Santo e por fim o curso de Mapa da Carreiras oferecida pela Especialista em Transformação Comportamental, Inteligência Emocional, PNL e Psicologia Positiva e coach de alta-performance, Marcela Rangel.

As atividades na sala F-222 tiveram início à tarde com a mesa-redonda com profissionais de recursos humanos das empresas apoiadoras do evento sendo: Laura Delgado, Coordenadora de Treinamento e Desenvolvimento da Ternium e Natalia Bayer RH business partner e João Analista de Recrutamento e Seleção, ambos da Gerdau, A sessão contou ainda com a presença da consultora Marcela Rangel. A sessão foi mediada pelo engenheiro Curty Pinheiro Jr. aluno de mestrado do PEMM. Os temas abordados foram processo seletivo, abertura para pós-graduandos no mercado, fatores decisivos na seleção, mudança de emprego, motivação para escolha do emprego, o que destacar em seu currículo.

Em seguida tivemos a sexta palestra convidada de nosso evento, proferida pela química Vania Lúcia de Lima Andrade, que atualmente ocupa o cargo de diretora de tecnologia da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia. Vania também é membro do conselho administrativo da ABM e atuou por 39 anos na Vale. Em sua palestra, dentre os assuntos abordados, tivemos temas como os fatores importantes para alcançar a satisfação profissional, o a carreira de mulher e mãe e ainda comentou sobre a sua atuação na Vale antes após a sua privatização.

Finalmente, após uma intensa semana, onde tivemos seis palestras, quarenta apresentações orais e quarenta e três pôsteres, duas mesas-redondas, cinco mini-cursos, demos início a sessão de encerramento. Nesta sessão comandada pelo Prof. Rodrigo, houve uma bela e merecida homenagem ao professor Fernando Luiz Bastian, que nos deixou no ano passado.

A homenagem foi conduzida pelo professor Luiz Henrique de Almeida e contou com a presença dos familiares do professor Bastian. Luiz relembrou alguns momentos marcantes durante sua passagem pelo PEMM.

Ao final da homenagem, o Prof. Rodrigo retomou a palavra e contou um pouco da breve história da Semana Metalmat, que teve início em 2015. Em seguida, o Prof. Leonardo Sales anunciou os vencedores do Concurso de Imagens Científicas, bem como também conhecemos a vencedora do Desafio Metalmat, que foi contemplada com o “Dia de Engenheiro” oferecido pela Ternium Brasil. Veja os resultados do concurso de imagens clicando aqui.

Por fim, foram anunciados os autores dos melhores trabalhos e receptores das menções honrosas de acordo com as avaliações realizadas pelos mais de 30 avaliadores dentre docentes do PEMM e avaliadores externos. A lista dos vencedores pode ser vista aqui. Parabéns a todos.

A sessão foi então concluída com o convite para todos desfrutarem do já conhecido coquetel de encerramento.

Vejam abaixo alguns números do evento:

  • +250 público total (alunos, docentes, funcionários)
  • 216 alunos inscritos
  • 83 trabalhos apresentados
  • 43 apresentações de pôster
  • 40 apresentações orais
  • 16 avaliadores externos
  • 10 imagens submetidas ao concurso de imagens
  • 7 empresas parceiras
  • 6 palestras convidadas
  • 5 mini-cursos
  • 4 visitas-técnicas

Não podemos deixar de agradecer às empresas apoiadoras do evento Ternium, Gerdau, New Steel, Tenaris, ESSS, National Instruments e Amiga Digital, bem como ao CNPq pelos recursos fornecidos, sem os quais não conseguiríamos realizar um evento de alto nível como tem sido nos últimos anos. Não menos importante foi o apoio do corpo de voluntários, docentes e discentes e técnicos-administrativos e funcionários das empresas apoiadoras que contribuíram de alguma forma para a realização do nosso evento. Muito obrigado!

Com a sensação de ter superado as expectativas, o comitê organizador já se prepara para a próxima edição. Até 2019!

Topo