webmail metalmat

brasil
espanhol
ingles

cancel

O Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PEMM) possui grande experiência no relacionamento com o setor produtivo. Desde os seus primórdios o PEMM desenvolve parcerias científico-tecnológicas com empresas líderes nos segmentos de metalurgia extrativa, física e de transformação. Mais recentemente toda essa experiência tem sido também aplicada a parcerias com o setor de materiais poliméricos, cerâmicos e compósitos, incluindo os biomateriais. O grau de especialização atingida pelo PEMM nesses setores permite oferecer à indústria uma série de soluções tecnológicas inovadoras, baseadas em engenharia científica, que permitem desde a caracterização avançada até o desenvolvimento de novos materiais para aplicações específicas.

Dentre os maiores parceiros podemos destacar mineradoras (Vale do Rio Doce, BHP Billiton, etc.), siderúrgicas (Usiminas, CSN, CSA, Villares Metals, etc.), industrias de transformação (TenarisConfab, Vallourec, Apolo Tubulars, etc.), estaleiros (Mauá, Brasfels, etc.), industrias do setor de energia (Petrobrás, Eletrobrás, Eletronuclear, etc.) e do setor aeronáutico (GE Celma, Embraer, etc.). Recentemente as parcerias com a indústria têm sido intensificadas, especialmente com empresas do setor de petróleo e gás instaladas no Parque Tecnológico do Rio de Janeiro (Technip FMC, GE Oil & Gas, Vallourec, Tenaris, BG Shell, etc.), assim como do setor de cosméticos (L’Oreal), dentre outros.

A interação entre o PEMM e a indústria é intermediada pela Fundação COPPETEC. O volume de recursos médio na última década, oriundo de projetos com o setor produtivo, tem sido de aproximadamente 40 milhões de reais anuais, o que é um indicador dessa forte parceria.

Topo