História

Criado em 1967, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PEMM) da COPPE está ativamente envolvido em ensino e pesquisa avançada em vários campos da engenharia metalúrgica e de materiais. Desde a sua concepção foi classificada entre os cursos de pós-graduação líderes em seu campo no Brasil e atualmente goza de uma reputação de excelência para a sua pesquisa sobre metais, minerais, polímeros, compósitos, cerâmicas e biomateriais.

O PEMM oferece Mestrado e Doutorado em Ciências nas áreas de Biomateriais, Cerâmicas Avançadas, Corrosão, Metalurgia Extrativa, Tecnologia Mineral e Ambiental, Metalurgia Física e Propriedades Mecânicas, Processamento Termomecânico e Engenharia Microestrutual, Soldagem e Ensaios não Destrutivos e  Superfícies e Filmes  Finos. Os cursos oferecidos são destinados a aprofundar o conhecimento do estudante de engenharia metalúrgica e materiais, bem como ampliar o conhecimento dos recém-chegados ao campo.

Os docentes estão envolvidos no ensino em ambos os níveis de graduação e pós-graduação, bem como na realização de pesquisas básica e aplicada. Pesquisa de aplicação tecnológica imediata, muitas vezes os benefícios do contato permanente que o Departamento mantém com empresas que estão interessadas na criação de alternativas adequadas para os seus processos e produtos.

Estes projetos são muitas vezes patrocinados pela indústria. Os candidatos para o Mestrado podem se inscrever no PEMM de setembro a novembro de cada ano. O processo de seleção, realizado em Dezembro de cada ano, é baseado em entrevistas e na análise das transcrições e curriculum vitae. Os doutorandos podem solicitar inscrição em qualquer momento durante o ano.

Print Friendly