Nota de Falecimento do Prof. Fernando Luiz Bastian

É com profundo pesar que o PEMM/DMM comunica o falecimento do Prof. Fernando Luiz Bastian, ocorrido na madrugada de 21 de agosto.

O Prof. Bastian, Engenheiro Metalúrgico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1969), Mestre em Ciências em Engenharia Metalúrgica pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972) e Doutor em Engenharia Metalúrgica pela Universidade de Cambridge (1978) teve uma longa e profícua atuação no nosso Departamento/Programa, desde 1970.

Foi o fundador dos atuais Laboratórios de Mecânica da Fratura e de Materiais Compósitos, tendo dado uma grande contribuição à formação de recursos humanos através da orientação e/ou co-orientação de aproximadamente 65 alunos de mestrado e 30 alunos de doutorado, muitos dos quais exercem hoje cargos de professor em diversas universidades brasileiras.

Na sua carreira, o Prof. Bastian publicou aproximadamente 50 artigos científicos em periódicos de circulação internacional e aproximadamente 160 artigos em eventos científicos nacionais e internacionais, tendo participado em inúmeras bancas avaliadoras.

Pela sua trajetória, recebeu da Presidência da República em 2007 a Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe de Comendador.

O seu corpo será velado na Capela 7 do Memorial do Carmo no dia 24 de agosto entre as 8:00 e as 14:00. Os nossos mais sinceros pêsames à sua família.