1. Estão abertas, entre 21 e 24 de novembro, as inscrições para concurso de professor substituto, setor Metalurgia Física, destinando-se ao provimento de vagas para o ano de 2018. As inscrições podem ser feitas das 10 as 15 horas na SAG (CT, bloco F, 2o andar).

    Maiores informações: LINK


    Programa do Concurso para Professor Substituto – Setor: Metalurgia Física

    1. Ligações Atômicas, Estrutura Cristalina de Sólidos, Defeitos e Difusão
    2. Diagrama de Fases no Equilíbrio, Diagrama Ferro-Carbono, Transformação de Fases
    3. Deformação Plástica, Mecanismo de Endurecimento, Propriedades Mecânicas de Metais
    4. Materiais Cerâmicos: estrutura, propriedades mecânicas e processamento
    5. Materiais Poliméricos: estrutura, comportamento mecânico e processamento
    6. Compósitos: Filosofia de Projeto, Fibras e Matrizes, Comportamento Mecânico
    7. Falha de Materiais


  2. Aluno de doutorado do PEMM recebe prêmio internacional

    Aluno de Doutorado do PEMM Cesar Giron Camerini, orientado pelos profs. João Marcos Alcoforado Rebello e Gabriela Ribeiro Pereira, recebeu o prêmio de primeiro lugar no “Student Prizes” no “22st International Workshop on Electromagnetic Nondestructive Evaluation – ENDE 2017” que aconteceu de 6 a 8 de September de 2017 em Saclay, França.

    O trabalho premiado “Eddy current sytem for clad pipe inspection” foi desenvolvido no Laboratório de Ensaios não Destrutivos (LNDC) do PEMM em conjunto com a Petrobras.

    Link do congresso: LINK
    Link da notícia: LINK
  3. Prêmio ABPol “Profa Eloisa Mano”

    Durante o último CBPol ocorrido em Outubro de 2017, a profa Bluma Guenther Soares foi contemplada com o prêmio da ABPol “Profa. Eloisa Mano”, concedido a cada 2 anos a um pesquisador que se destaque no meio científico por sua contribuição para Ciência e Tecnologia de Polímeros no Brasil e ao desenvolvimento da Comunidade Brasileira de Polímeros. O PEMM parabeniza a professora Bluma G. Soares.


    premio_profa_bluma
  4. Alunos do PEMM vencem 4 categorias na COBRUF

    Os alunos dos cursos de engenharia de materiais, Ivan Silveira e Bárbara Neumann, e de engenharia metalúrgica, Yago Rodrigues, fazem parte da equipe Minerva Rockets da UFRJ que, na semana passada, sagrou-se campeã em 4 categorias na COBRUF 2017 (Competição Brasileira Universitária de Foguetes), dentre elas a de campeã geral da competição de foguetes avançados. A Associação COBRUF é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve projetos aeroespaciais com foco educacional no Brasil, visando impulsionar a expertise técnica de universitários brasileiros nos mais altos níveis internacionais e reunir conceitos tecnológicos inovadores que possam colaborar com a exploração espacial humana. A competição ocorreu entre os dias 25 de setembro e 01 de outubro no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Paranamirim-RN, e englobou 5 modalidades: (i) Lançamento, voo e captura, (ii) Propulsor, (iii) Computacional, (iv) Ensino Médio e (v) Trabalhos Científicos.

    A equipe, existente há pouco mais de um ano, se denomina um grupo de pesquisas aeroespaciais, cujo objetivo é trabalhar sobre o tripé competição, pesquisa e extensão. Nesse pós competição, o grupo está também promovendo para os dias 16 a 19 de Outubro a primeira Semana Aeroespacial da UFRJ, que contará com palestras e minicursos relacionados ao setor aeroespacial, além de trazer convidados que atuam fortemente na área para discutir os principais avanços e um possível prognóstico nacional do setor. As próximas etapas são a consolidação de seu projeto de extensão com alunos de escolas secundárias, ainda em fase de construção, e a participação na maior competição de foguetemodelismo existente, a internacional IREC (Intercollegiate Rocket Engineering Competition), normalmente sediada no estado do Novo México nos Estados Unidos.

    Link do site da equipe: Link

  5. Seminário do Prof. Jean Andres François Dille

    O seminário “Nanoscale Structural Characterization Using Fei Titan Transmission Electron Microscope With Chemistem Technology” será ministrado pelo Professor Visitante Jean Andres François Dille no dia 03 de outubro de 2017 às 10 horas na sala F220.

DMM-PEMM/COPPE/UFRJ DEPARTAMENTO/PROGRAMA DE ENGENHARIA METALÚRGICA E DE MATERIAIS Cid. Universitária-Centro de Tecnologia – Bloco F, sala F-214 Ilha do Fundão Caixa Postal 68505 – Rio de Janeiro, RJ - CEP 21941-972 – BRASIL Tels.: (21) 3938-8500, (21) 3938-8540
E-mail: secretaria@metalmat.ufrj.br
Administração do site

Engenharia Metalúrgica e de Materiais - COPPE / UFRJ © 2012
Desenvolvido por: