A Profa. Paula Jardim e a Pós-doc Beatriz Canabarro realizaram avanços notáveis na área de nanomateriais, culminando na publicação de dois artigos de alto impacto no último mês. Esses trabalhos, fruto de colaborações com instituições renomadas tanto no Brasil quanto no exterior, destacam-se pelo uso inovador do Talos – Thermo Fisher, novo microscópio eletrônico de transmissão (MET), recentemente incorporado ao Núcleo Multiusuário de Microscopia da COPPE.
No primeiro artigo, publicado no International Journal of Hydrogen Energy, os resultados obtidos no microscópio Talos contribuíram para o desenvolvimento de um nanomaterial inovador e de baixo custo, composto por NiO e TiO2. Esse material foi desenvolvido para a produção de hidrogênio verde (H2V) via fotocatálise, utilizando apenas água como matéria prima básica e luz solar como única fonte de energia. (International Journal of Hydrogen Energy 2024, 80, 528).
O segundo artigo, publicado na Small, explora detalhadamente a microestrutura do NaNbO3 em nível atômico. Através de uma abordagem combinando dados experimentais obtidos com técnicas avançadas baseadas no MET e simulações computacionais, os autores investigaram como a nanoescala influencia na estabilização da fase polar do material, além de revelar características únicas da estrutura e polarização do NaNbO3 nessa escala. (Small 2024, 202404777).