21 12 ProfessoreAluno noticiaA direção da Escola Politécnica da UFRJ realizou a entrega das medalhas 230 anos da instituição e André Rebouças a 35 profissionais indicados pelo Conselho Departamental da UFRJ. Dentre eles, o Prof. Achilles Dutra e o Eng. Fernando Ferraz foram os homenageados do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais. A entrega das medalhas tem o objetivo de valorizar personalidades da Engenharia Nacional, professores, ex-funcionários e servidores da ativa que contribuíram por uma Engenharia de excelência e acorde com os anseios da sociedade brasileira.

Medalha 230 Anos

O Prof. Achilles Junqueira Bourdot Dutra, professor titular do DMM, foi recipiente da Medalha dos 230 anos da Escola Politécnica.
Segundo a Poli, a Medalha dos 230 anos foi desenhada exclusivamente para este importante marco da mais antiga escola de Engenharia do país e das Américas, com a fachada do Prédio do Largo do São Francisco, onde abrigou a Escola Central, a Real Academia Militar, a Escola Politécnica (1874-1937) e a Escola Nacional de Engenharia (1937-1965), onde mais tempo foi o endereço da Instituição.

Achilles Junqueira Bourdot Dutra graduou-se em Engenharia Metalúrgica pela PUC/RJ em 1979, concluiu o mestrado e o doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1982 e 1989 respectivamente. Realizou pós-doutorado no Materials Research Center da University of Missouri-Rolla em 1997-1998. Ingressou no quadro de docentes da UFRJ em 1985 como Professor Assistente. Desde 2011 é Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando como docente tanto na COPPE como na Escola Politécnica. Foi Coordenador Acadêmico do Programa de Pós-graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais da COPPE/UFRJ por três mandatos e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais da COPPE/UFRJ por dois mandatos consecutivos. Publicou 64 artigos em periódicos especializados e mais de 110 trabalhos em anais de eventos. Possui 6 capítulos de livros, 3 livros publicados, além de 3 patentes concedidas pelo INPI. Orientou 26 dissertações de mestrado, 14 teses de doutorado, além de ter orientado mais de 16 trabalhos de iniciação científica e 20 trabalhos de conclusão de curso na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica. Recebeu 5 prêmios e/ou homenagens. Participou e coordenou diversos projetos de pesquisa, atuando principalmente nas áreas de hidrometalurgia, eletrometalurgia e tratamento de efluentes e resíduos sólidos. Atualmente é pesquisador 1C do CNPq.

Medalha André Rebouças

O ex-aluno do DMM, Eng. Fernando Coelho Ferraz atualmente CEO e vice-presidente executivo do grupo Akaer, foi o homenageado com a Medalha André Rebouças.

Segundo a Escola Politécnica, a medalha André Rebouças foi criada em 2017 e presta homenagem ao engenheiro André Rebouças (1838-1898).

Concluiu o seu curso em Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da UFRJ em 1987 e defendeu o Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais na COPPE/UFRJ em 1991.

Possui 36 anos de experiência profissional. Iniciou a carreira na Embraer, atuando como responsável pelo desenvolvimento de novos materiais (metálicos, compósitos e plásticos) e processos especiais como colagem estrutural, tratamentos superficiais, conformação superplástica, fundidos, forjados, soldagem e testes mecânicos e análise de falhas. Na Akaer Engenharia, atua como engenheiro sênior em projetos para diversos setores como: Aeronáutica, Automobilística, Espacial, Bens de Capital, Bens de Consumo, O&G e Defesa.

Acumulou vasta experiência em desenvolvimento de produtos com ênfase em estruturas e sistemas; sempre usando uma ampla gama de ferramentas de simulação, CAX, na resolução e análise de problemas multidisciplinares. Durante este período, trabalhou também com diversos tipos de materiais metálicos e compósitos, diversos processos de produção, e diversos testes (laboratório e de campo).
Atuou como gerente de programas comandando equipes multidisciplinares em mais de 25 programas aeronáuticos e espaciais no Brasil e no exterior, totalizando mais de 8,5 milhões de horas de engenharia.

Desde 2002, é responsável também pelas áreas da qualidade, configuração e planejamento e pelo desenvolvimento e implementação do sistema de gestão integrado incluindo ERP, PLM, BPM, CRM e MES.
Desde 2012, atua como COO do grupo Akaer, sendo responsável por uma equipe de mais de 500 engenheiros e técnicos em diversas áreas como Estruturas, Sistemas, Manufatura, Industrialização, Ferramental, Automação, Qualidade, Configuração, Planejamento e TIC. Responsável pela implementação do P&D, gerenciando uma equipe de mais de 70 pesquisadores em 15 projetos envolvendo parcerias com universidades, centros de pesquisa e diversas empresas parceiras, como Embraer, Boeing, Safran, SAAB, AirBus, Vale, Ministério da Defesa, IME, entre outras.

Mais de 50 artigos publicados em congressos e revistas científicas. Ampla experiência em programas internacionais, liderando equipes simultaneamente em diversos projetos e países. Experiência profissional em mais de 25 países no mercado AS&D. Representante da Indústria no comitê gestor do Fundo Setorial Aeronáutico, marco brasileiro de apoio às atividades de P&D no setor de AS&D; Representante na AIAB, Associação Brasileira da Indústria Aeroespacial; Membro e liderança da MEI, Comitê de Inovação da Associação Brasileira da Indústria; Ex conselheiro do CREA. Vice-presidente Executivo do grupo Akaer, responsável pela operação de 5 empresas de alta tecnologia.