19 12 Metalmat A Coppe UFRJ e a China University of Petroleum NoticiaA Coppe/UFRJ e a China University of Petroleum (CUP) assinaram nesta terça-feira, 12 de dezembro, um acordo para renovação da pioneira parceria entre as instituições, a primeira da Coppe com uma universidade chinesa. No total, são oito parcerias vigentes com instituições chinesas.

O novo contrato prevê o desenvolvimento em diversos segmentos da área de óleo e gás por meio do estabelecimento do Joint Institute for Deepsea Technologies que desenvolverá projetos em energia eólica flutuante; instalação, monitoramento e inspeção de dutos e risers; tecnologia de poços inteligentes; e técnicas-chave do sistema de produção submarina (cabeça de poço, árvore de Natal, coletor, sistema de separação, sistema de reforço, sistema de reinjeção, jumper, entre outros).

No encontro, foram apresentados projetos desenvolvidos em áreas de interesse comum, do Laboratório de Análise e Confiabilidade de Estruturas Offshore (LACEO); Laboratório de Sistemas de Potência (Laspot); Núcleo de Estruturas Oceânicas (NEO); Laboratório de Ondas e Correntes (LOC); Laboratório de Tecnologia Submarina (LTS) e Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce). Ao final, o professor Celio Costa fez uma apresentação englobando diversos laboratórios do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais. O secretário de Relações Internacionais da UFRJ e professor do Programa de Engenharia Química, Papa Ndiyae, também esteve presente e abriu a reunião.

Além da CUP, a Coppe mantém parcerias com outras sete instituições chinesas: Universidade de Tsinghua; Dongguan University of Technology (DGUT); China National Offshore Oil Corporation (CNOOC); Harbin Engineering University; Gansu Science and Technology Investment Group; Gansu TUS Green Technology Operation; e o Gansu Research Institute of Light Industry.