Os alunos Carolina Barbosa de Andrade, Daysianne Kessy Mendes Isidorio e Sergio Luis Gonzalez Assias, discentes de doutorado do PEMM, selecionados através dos Editais do PEMM, se encontram desenvolvendo as suas atividades de doutorado sanduíche em instituições no exterior. Os três alunos são bolsistas dos Projetinhos “Cidades Inteligentes” e “Eng. e Ciências da Computação”, vinculados ao Programa CAPES PrInt dos quais o PEMM faz parte.

A aluna Carolina Barbosa de Andrade, cuja proposta de tese é intitulada “Produção de arcabouços híbridos de PCL e hidrogel à base de gelatina e quitosana com extrato de Chenopodium ambrosioides destinados à regeneração óssea”, tem como orientador no exterior ao Prof. Joaquim Miguel Antunes Correia de Oliveira, investigador principal dentro da Universidade de Minho, em Portugal. O objetivo principal do trabalho é produzir arcabouços de PCL com hidrogel de quitosana e gelatina carreados com extrato de Chenopodium ambroisioides destinados à regeneração óssea. A discente é orientada pela Prof.ª Rossana Mara da Silva Moreira Thiré, docente do PEMM. O período sanduíche vai desde 04/2023 até 03/2024 e a pesquisa está alocada no Projetinho “Cidades Inteligentes”. Na foto, a discente Carolina Barbosa de Andrade apresentando avanços dos seus resultados em um seminário dentro das instalações da Universidade de Minho.

2024 02 02 CAPES PrInt divulgação Carolina Andrade Barbosa

A aluna Daysianne Kessy Mendes Isidorio se encontra realizando parte da sua tese intitulada “Investigação por Phase Field da Formação Microestrutural de Aços Inoxidáveis Super Duplex durante Deposição de Energia Direta Baseada em Arco”, junto à supervisão do Dr. Prof. Ingo Steinbach, professor da Ruhr-Universität Bochum, na Alemanha. O objetivo principal do trabalho é obter uma melhor compreensão da simulação de phase field e sua aplicação para auxiliar no controle da evolução de fases deletérias em SDSS por arc plasma DED. A aluna é orientada pelo Prof. João Payão da Cruz Filho, docente do PEMM. O período sanduíche vai desde 10/2023 até 03/2024 e a pesquisa está alocada no Projetinho “Cidades Inteligentes”. Na foto está a aluna Daysianne analisando parte dos seus resultados nas instalações da Ruhr-Universität Bochum.

2024 02 02 CAPES PrInt Daysianne Kessy Mendes Isidorio

O aluno Sergio Luis Gonzalez Assias se encontra desenvolvendo parte do plano de trabalho da sua tese intitulada “Metodologia de Avaliação da Incidência dos Splits na Tenacidade à Fratura de Aços” no Ocean Engineering Structures and Extreme Materials Research Laboratory, dentro da Texas A&M University, nos EUA. O objetivo principal do trabalho é propor uma metodologia para a avaliação da criticidade da ocorrência de splits em testes de tenacidade à fratura em condições de comportamento elastoplástico (patamar superior da transição dúctil-frágil). O aluno é orientado pelos Professores Hector G. Kotik e Juan E. Perez Ipiña, ambos docentes do PEMM. As atividades no exterior se encontram supervisionadas pelo Dr. Lenin Marcelo Paredes Tobar, professor e Chefe do Ocean Engineering Structures and Extreme Materials Research Laboratory. O período sanduíche vai desde 10/2023 até 03/2024 e a pesquisa está alocada no Projetinho “Eng. e Ciências da Computação”. Na foto está o aluno Sergio Luis Gonzalez Assias (esquerda) e o Prof. Marcelo Paredes (direita).

2024 02 02 CAPES PrInt Sergio Luis Gonzalez Assias

Os alunos foram selecionados através dos Editais PEMM/COPPE/UFRJ - 23 de junho de 2022 e PEMM/COPPE/UFRJ – 05 de abril de 2023, retificado em 25 de abril de 2023.