Herramientas de Accesibilidad

09 06 LogoIntranet cabeçalho09 06 LogoAtrio cabeçalho

webmail metalmat

 

 brasil1espanha1usa1

28 11 PEMM Prêmio ANP 2025 NoticiaCinco projetos com participação de integrantes da Coppe/UFRJ foram selecionados como finalistas do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2025, reforçando o protagonismo da instituição na pesquisa aplicada ao setor de energia. A cerimônia de premiação será realizada no dia 5 de dezembro, e ao menos um representante da Coppe já está garantido entre os vencedores, já que todos os projetos finalistas da Categoria II são coordenados por professoras do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PEMM).

Categoria II – Transporte, Dutos, Refino e Abastecimento

Robô para inspeção de tubos de catalisador (CTAs) em fornos de reforma a vapor – Desenvolvimento de um robô capaz de avaliar a integridade de tubos usados na produção de hidrogênio, aumentando a precisão e a segurança operacional. Equipe Coppe (PEMM): Prof.ª Gabriela Ribeiro Pereira (coordenadora); Prof. Cesar Giron Camerini; Prof. Luiz Henrique de Almeida; Ana Carolina Pereira Soares Brandão; Iane de Araújo Soares; Juan Gerardo Castillo Alva; Lucas Braga Campos; Lucas Maciel Coelho da Silva; Marcella Grosso Lima.

Sistema Sairep — Avaliação da integridade de revestimentos poliméricos internos de dutos topside
A tecnologia permite identificar falhas em revestimentos poliméricos internos sem necessidade de parar a operação, garantindo mais segurança e reduzindo custos de manutenção. Equipe Coppe (PEMM): Prof.ª Gabriela Ribeiro Pereira (coordenadora); Prof. Cesar Giron Camerini; Caio Henrique Alves de Souza; Iane de Araújo Soares; Juan Gerardo Castillo Alva; Lucas Braga Campos; Lucas Maciel Coelho da Silva; Marcella Grosso Lima; Thiago Tôrres Matta Neves.

Desenvolvimento nacional de aditivo de desparafinação para produção de óleos básicos lubrificantes
O projeto busca substituir importações por meio da criação de um aditivo nacional, ampliando a eficiência e reduzindo custos no processo de produção de lubrificantes. Integrante Coppe (PEMM): Prof.ª Elizabete Fernandes Lucas (coordenadora – IMA/UFRJ).

Além dos três projetos coordenados no PEMM, a Coppe também integra iniciativas finalistas em outras áreas estratégicas. Um deles atua na captura de CO₂ para geração de biocombustíveis avançados a partir de microalgas, contribuindo para a transição energética. Outro desenvolve um sistema de Digital Twin para monitoramento de dutos flexíveis submarinos, com foco na adoção tecnológica e na redução de custos operacionais.

Confira a notícia completa AQUI!

Confira os indicados AQUI

Fonte: COPPE UFRJ

Mestrado

Doutorado

Topo