webmail metalmat

espanhol
ingles

cancel

13 10 metalmat noticia semanacompositosAlunos dos Laboratórios de Materiais Compósitos (LACOM), Mecânica da Fratura (LAMEF), e Ensaios Não Destrutivos, Corrosão e Soldagem (LNDC) do DMM – PEMM participam como palestrantes na I Semana de Compósitos organizada pela UNICAMP.

Veja o cronograma das apresentações:

14/10 às 19:00h. “Comportamento de compósitos laminados”. Palestrante: Leonardo Nicolas Delfino Lopes. Aluno de Iniciação científica, estudante de engenharia metalúrgica do DMM.

15/10 às 19:00h. “Caracterização das constantes elásticas de materiais compósitos através de ensaios de ultrassom”. Palestrante: Daniel Scandiuzzi Valença de Castro. Aluno de mestrado PEMM.

16/10 às 19:00h. “Mecânica da Fratura”. Palestrante: Sergio Luis González Assias. Aluno de mestrado PEMM.

17/10 às 13:00h. “Laminados Fibra-Metal”. Palestrante: Douglas Gama Caetano. Aluno de mestrado PEMM.

17/10 às 17:00h. “Materiais Balísticos”. Palestrante: Dylan Guimarães da Silva. Aluno de mestrado PEMM.

Clique AQUI e saiba mais.

05 10 metalmat noticiaaA Coordenação do PEMM convida todos os alunos a participar da reunião virtual que será realizada através do Google Meet. Nesta reunião serão apresentados alguns informes e também esclarecer dúvidas. Sua participação é fundamental!

Data: 08/10/2020
Local: Transmissão online

Confira AQUI o link para a reunião.

13 08 metalmat noticia semanametalmatÉ com grande satisfação que anunciamos a sexta edição da Semana Metalmat e Painel PEMM 2020, que ocorrerá entre os dias 23 e 25 de novembro de 2020. O evento da comunidade Metalmat tem o objetivo de integrar estudantes, engenheiros e professores para discutir desafios, oportunidades e perspectivas da área, bem como divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos diversos grupos de pesquisa do PEMM a fim de complementar a formação dos participantes.

A logo vencedora da VI Semana Metalmat & Painel PEMM 2020, criada pela aluna de graduação em Engenharia de Materiais Isabela Menezes Pinho, apresenta o número 6 como elemento de um microscópio. Na logo uma ferramenta amplamente utilizada para caracterização de microestruturas e pesquisa dos materiais, que traz à tona a necessidade de, no atual cenário, observarmos com detalhes os novos desafios.
O evento possuirá os mesmos elementos que o fizeram tão bem-sucedidas as edições anteriores, contando com apresentações de alunos de graduação e pós-graduação, concurso de imagens, Desafio Metalmat, palestras de convidados e minicursos com temas relevantes ao universo de conhecimento das áreas de Metalurgia e Materiais. Nesta edição contudo, devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, o evento será realizado inteiramente online.

Serão aceitos trabalhos em todas as linhas de pesquisa do PEMM, isto é: Biomateriais, Cerâmicas Avançadas, Corrosão, Metalurgia Extrativa, Tecnologia Mineral e Ambiental, Processamento Termomecânico e Engenharia Microestrutural, Propriedades Mecânicas, Metalurgia Física, Soldagem e Ensaios Não-destrutivos, Superfícies e Filmes Finos, Materiais Poliméricos, Mecânica da Fratura, Materiais Compósitos e Métodos Matemáticos. Como nas edições anteriores, 2017, 2018 e 2019, os trabalhos serão publicados na forma de anais com registro ISBN.
Contamos com sua participação.

Site e redes sociais:

29 09 metalmat noticia horáriosA grade horária para as aulas da pós-graduação para o período de 2020/2 já está disponível.

Clique AQUI e confira.

07 08 metalmat noticia tecidocovidTecido desenvolvido na Coppe/UFRJ que impede a ação do Coronavírus foi destaque, nesta sexta-feira, 07/08, no programa Bom Dia Rio, na TV GloboConfira a entrevista da coordenadora do projeto, professora Renata Simão, no Laboratório de Engenharia de Superfícies, do Programa de Engenharia de Metalúrgica e de Materiais, coordenadora do Programa de Engenharia de Nanotecnologia da Coppe/UFRJ. Composto por nanopartículas antivirais e um recobrimento hidrofóbico, que evita a penetração de micropartículas de água contaminadas pelo vírus, o tecido atua como um poderoso filtro. A proposta é disponibilizar a tecnologia, sem custo, para que o material possa ser produzido em escala industrial.

O projeto é fruto de parceria entre PEMM/Nano/Coppe/UFRJ, Inmetro e PUC-Rio, e conta com o financiamento da Faperj.