O 11 11 Metalmat PremioFinalista noticiaprojeto de pesquisa intitulado DETEPIG é um dos finalistas da Categoria III: Projeto(s) desenvolvido(s) por Instituição Credenciada e/ou Empresa Brasileira, em colaboração com Empresa Petrolífera, na área temática geral “Transporte, Dutos, Refino e Abastecimento”, do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2022. O mesmo é desenvolvido em parceria com a Petrobras e da parte da UFRJ participam os professores Gabriela Ribeiro Pereira e Cesar Giron Camerini, além dos alunos Lucas Braga (discente de mestrado do PEMM), Vitor Manoel (discente de doutorado do PEMM) e Daniel Mendes (discente doutorado da COPPE).

No caso, o projeto desenvolveu uma ferramenta de inspeção de baixo custo para detecção de derivações clandestinas em linhas de transporte de derivados de petróleo com o objetivo de aumentar a frequência de monitoramento e a segurança das operações contra furtos. O desenvolvimento da ferramenta parte de uma solução tipo PIG instrumentado, já consolidada, porém empregando novos elementos construtivos que simplificam o processo de inspeção e viabilizam um uso rotineiro: sensores de última geração de indução eletromagnética, que operam com base na técnica de correntes parasitas (Eddy Currents), incorporados em um corpo leve de espuma, típico de ferramentas para limpeza, resultando em uma combinação atraente de alta sensibilidade e portabilidade para o processo de inspeção. Possuindo um peso de aproximadamente 10 kg, oferece cobertura de sensoriamento total na parede interna do duto. Testes de campo realizados no Centro de Tecnologia em Dutos (CTDUT) já apresentaram excelentes resultados, sendo possível identificar derivações a partir de 6mm de diâmetro e ainda observar processos de corrosão dos dutos, o que ultrapassa o escopo original e pode, futuramente, contribuir como uma alternativa às ferramentas tradicionais de inspeção para inspeção de dutos rígidos submarinos, por exemplo.

O Prêmio ANP de Inovação Tecnológica tem como objetivo reconhecer e premiar os resultados associados a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), que representem inovação tecnológica de interesse do setor de Petróleo, Gás Natural, Biocombustíveis, Petroquímica, Energias Renováveis, Transição Energética e Descarbonização, desenvolvidos no Brasil por instituições de pesquisa credenciadas pela ANP, empresas brasileiras e empresas petrolíferas, com utilização total ou parcial de recursos da Cláusula de PD&I, presente nos contratos de Exploração e Produção (E&P); reconhecer e premiar dissertação de mestrado desenvolvida no âmbito do Programa de Formação de Recursos Humanos da ANP (PRH/ANP) bem como reconhecer e premiar personalidades que tenham gerado contribuições relevantes de PD&I para o setor.

A Cerimônia de Premiação (restrita a apenas alguns participantes) será realizada no dia 07/12/2022, às 11h00, no Palácio do Itamaraty. Entretanto, a Cerimônia será exibida no Canal Oficial da ANP no Youtube.

A relação completa dos finalistas pode ser consultada no site da ANP AQUI.

O DMM/PEMM parabeniza os envolvidos.

Publicado em: 11/11/2022